Thursday, April 9, 2015

Poder / Argumento

Há um conflito entre o poder dos argumentos e os "argumentos do poder".


Nao é provável que haja menos abuso de poder que exercicio de autoridade legítimo baseado
na verdade da coisa, e nao dos participantes da questao disputada.


Os conhecimentos, experiências e descobertas mais caros à humanidade, que ajudaram a formar o mínimo do que chamariamos " bom senso " sao por um momento abrupto postos de lado pela vaidade de um único gesto egoísta, normalmente baseado numa falsa relacao com sentimentos de culpa e medo.


A pergunta é: qual é o poder do argumento frente a isso? Deveria haver uma dimensao mais forte que a própria argumentacao, que a própria forma retórica da lógica da verdade.


Mas apenas deveria haver...

Tuesday, April 7, 2015

Opostos


Não existe nada pior do que não discernir contrários, ou opostos, e as formas em que eles se dão. Pois às vezes são problemas na compreensão; outras, na oposição mesma. A percepção da realidade ou não de um problema depende de nossa relação com a caracterização da oposição, ou contraposição.

Aristóteles se esforçou muito para isso!

Por exemplo: 

A indistinção entre heavy metal, rock e pop é parecida como a entre romance, erotismo e pornografia. 
Há ainda a entre as formas de feminismo, homosexualismo, etc. : para tudo que cai para a esquerda, ou que surgiu nela, e que dela talvez passou uma versão simulacro e travesti de direita. Para as guerras religiosas parece-me parecido. Enfim, parece inútil falar de justiça sem definir as formas de oposições em seus devidos lugares. Pois umas não sabem que complementam-se, outras entram em necessariamente em conflito.

Não adiante atacar algo composto, pensando que trata-se de um só simples, e ainda, pior, responsável pelo "mal".

Monday, April 6, 2015

Burro / Ignorante

Chamar alguém de burro significa mostrar sentimentos acerca de seu estado de ignorância. Deixamos de chamar de burro assim que percebemos uma assimilação da própria ignorância como tal. Isso vale para quem foi xingado tanto quanto para  a assimilação e elaboração da ignorância do outro naquele mesmo quem o xinga.

Escritor / Burro

Às vezes o escritor fica entre fazer com que outros sintam-se  burros ou em alimentá-los de fato na própria burrice . Burros? " Mas não há burrice!" diria alguém. Exato, trata-se de um sentimento: de fato é sua relação com uma falsa concepção do oposto à burrice o problema. Caso contrário, não haveria sentimento de burrice, mas de percepção da ignorância. Perceber a própria ignorância é um estado imediato e ativo: não pára em si, e vai logo saciar o vazio disto mesmo.


Platão fez muito bem em escrever sobre tais paradoxos acerca da passagem...

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...