1. Os antigos dormiam melhor pois tinham sono bi-fásico.
(http://www.history.vt.edu/Ekirch/)
2. Sete horas de sono podem ser melhor que oito.
(http://www.wsj.com/articles/sleep-experts-close-in-on-the-optimal-nights-sleep-1405984970)
3. O tempo necessário de sono depende da massa cerebral
(argumento mais coerente ao meu ver, por uma cientista brasileira).
4. Como diminuir seu sono para 6 horas
(Wikihow)
Há ainda algo sobre 5 horas etc...
(https://www.bulletproofexec.com/sleep-hacking-1-million-people-prove-sleeping-5-hours-is-healther-than-sleeping-8-hours/)
(Wikihow)
Há ainda algo sobre 5 horas etc...
(https://www.bulletproofexec.com/sleep-hacking-1-million-people-prove-sleeping-5-hours-is-healther-than-sleeping-8-hours/)
Quanto a outros assuntos humanos chaves percebo o mesmo buraco: Contrário às classes religiosas e filosóficas, uma frase do tipo "cientista acredita que P" significa para muitos a verdade de P. Pois com tal hipotese vai-se alguns quilometros a mais, independente de ela ser reprovada por pensamento lógico e crítico. Na maioria destes artigos convencedores, não há mínimo espaço para avaliar pormenores que colocam a base destas afirmações em cheque, ou no mínimo, que tiraria o brilho fácil deste desfile precipitado e mensal de produtos e resultados a respeito de problemas humanos de longa data.
Além disso, não surpreenderia caso algum astrólogo se anuncie, dizendo que para tal signo é assim e assado, quando nascido na casa tal.
Ganharia eu alguns dolares para ir além ...?
Sobretudo, eu diria que o AGORA e suas determinantes avaliadas por VOCÊ ( pelo "eu" que condiciona para onde vai a personalidade) é o mais forte. Pois são as informações mais diretas e evidentes, em sua integralidade - não as "pasteurizadas". Contudo o conhecimento vindo do exterior pode parte disto, naturalmente.