Thursday, December 29, 2011

VI

Passivamente assimilamos a lógica do "famoso" e a lógica do "produto". O facebook, por exemplo, possibilita que as pessoas reportem suas vidas tal como uma miniatura da vida de um "famoso". Tudo é posto baseado nas relações de poder entre as aparências. É tudo um jogo da bajulação, e quem o ganha, naturalmente, são as mulheres, na medida em que lhe és dado maior liberdade da manipulação das aparências e do supérfluo.
No facebook a forma da amizade é sistematizada na imagem e na mesura atenta aos dados quatitativos dos relacionamentos. A amizade adquire uma estatística de funcionalidade e eficiêcienca tal como só veríamos em relatórios de rendimentos das empresas mais capitalistas. Um dos resultados disto tudo é a comparabilidade, o outro, decorrente deste último, a planificação alienada das personalidades.

Contra a bajulação, afinal, Plutarco diz o seguinte: "Não preciso de um amigo que siga todos meus passos e todos meus movimentos:essa tarefa minha sombra desempenha muito melhor. Quero quem procure a verdade junto comigo e me ajude a reconhecê-la"(em Como Distinguir o Bajulador do Amigo)

No comments:

Post a Comment

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...