Tuesday, August 28, 2012

Questão de Hermenêutica



Se a pessoa nao entende o que quero dizer, como diz que não expresso bem o que quero dizer?
Ela poderia então explicá-o para mim, acho?

E quando digo "você escreve claramente!"
parece que  :1) você escreve o que já sei.
                   2) você escreve aquilo que quero entender, mas do jeito que eu, leitor, já entendo.
                   3) Eu sou penetrado  pela ato dominador de sua "lógica",sem questioná-la, os argumentos parecem encadeados como lajotas (...)

Monday, August 27, 2012

Barroco/Piano

Um erro ao tocar Bach, símbolo do barroco ao piano, é privar o rústico através de excesso de sofisticação. Nos pianos mais sofisticados, encontrar a simplicidade fora do rude e do tosco é um desafio. Contudo, tocar bem ao piano o outrora repertório para cravo e orgão, significa mostrar a compreensão moderna do antigo, tão quanto tocar mal significa mostrar o abismo em que caiu o passado.

Quando ouço ao cravo, imagino Bach tocando
Quando ouço ao piano , imagino o pianista tentanto tocar...

 A importante função mítica de levar ao outrora fica desbotada pela autonomia da função de virtuosidade técnica, cujo objetivo é o desafio.
Por mais que a relação entre o pianista e a obra seja autêntica, este não a exterioriza, pois o próprio instrumento, em sua riqueza não calculada pelo autor,  expressa mais o pianista , em sua decisões interpretativas, que a rica simplicidade do conteúdo original.

Saturday, August 18, 2012

filosofo-texto / Ofilosofo enquanto doente


Acredito que o texto filosofico, - repito isso as vezes - nao se desvencilha facilmente da qualidade poetica de ser expressivo e catártico, e que isso só pode sê-lo em certa pretensao de ser verdade.  É uma verdade mais ""visceral"",como dizes, a do expressivo, que surge da frustraçao de uma verdade mais higiênica e urbana.

Nao nos ceguemos: com o poeta, e com o musico, o filofoso é que aquele "a quem foi negado o social". Trata-se de uma condicao doentia da propria profissao. Mas pergunto se a questao é lidar ou resolver a doença. O mal estar do mundo é mal estar do filosofo: na verdade o mundo nao está nesse grande mal estar, tal qual no filosofico se experimenta..


Nessa parte é que dá-se um ponta pé na filosofia:
nao é certeza, nem dúvida: quer-se fé.

Como é outra categoria, trata-se de alguem que deixa de jogar xadrez para ir dormir. Não há comparação.Ou seja, joguemos xadrez e durmimos para outro dia!

Monday, August 13, 2012

Os egoísmos em comum são o vínculo mais forte da sociedade.

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...