Sunday, January 25, 2015

CONTEÚDO

A última coisa pelo que alguém esforçado  por ser " cheio de conteúdo" esperaria é ser incompreendido devido a isso.

Sanidade

Há algo de contagiante e popular na loucura; a sanidade do si-mesmo separa brutalmente.

STIMMUNG

Mais " louco" que a peça "Stimmung" de Stockhausen, é que ela faz sentido, e que não é assim por acaso. De qualquer modo, é compreensível apenas entre poucos, e compreendida entre um grupo ainda menor que este pouco ainda. As grandes obras contemporâneas comentam livros insólitos de filosofia contemporânea. E não só comentam: criptografam-no e protejem-no de um apedrejamento irado do povo que denunciam, sempre prestes a acontecer, mas que graças à força perversa de codificação anti-estética, nunca acontecerá.

Wednesday, January 21, 2015

Ignorante / Arrogante

Lembro-me que na época de meu estudo de " piano-de-armário" na ( a que porém tanto devo!) "Escola de Música" de uma de nossas estaduais (...) alguma vez um colega riu ao eu empregar o nome dos fenômenos ( isto é, "fenômeno" !) ... ( Riu, digo, duas vezes, com ritornello ,e vontade de um replay para rir de novo).

A palavra é candidata à mais importante para a história geral do pensamento humano no Vintecento; parece, contudo, ter servido mais à narrar um herói de nosso futebol, destacando-o acima de reais heróis e seus respectivos fenômenos. A partir deste dia, conveci-me de que o problema de pessoas tonarem-se incompreensíveis ou ainda hermeticamente inacessíveis, mesmo sobre as observações e crônicas mais cotidianas, não deixa de ser justificado pela ignorância também, que , por sua vez também inacessível à solicitação do intelectual solidário, o causa. Quando um não quer, dois não compreendem-se.

( ...) Enquanto isso, na Grécia, alguns muitos tinham opnião sobre a beleza de um poema trágico, e chegavam assim a influenciar junto aos eleitores ( homens " comuns" ) a votação que decidiria a reputação de um Eurípedes, de um Aristófanes, de um Empédocles, enfim, de coisas parecidas. Qual é a postura aí? A postura era de comunidade, de transmissão, de reconhecimento humilde e recíproco entre "leigo" e "erudito" ( uso categorias exteriores à época). Sócrates, por exemplo, arquetipifica
a figura do leigo não ignorante. Tanto um como outro não acirravam-se baseados no princípio pessoal do eu, sendo com isso um o "arrogante" e outro o "ignorante". Não. Tratava-se de uma competição pela Grécia, a deusa maior.

(...) Há uma separação neurótica entre erudição e ignorância. Sofre-o com isso tanto o erudito como o ignorante. O primeiro pensa ter adentrado algo profundo assim que "desmembrana-se" do segundo; este, por sua vez, não consegue sequer dar-se à posição de leigo, pois a arrogância daquele o sufoca e deixa-o ansioso, com medo mesmo do saber. Tudo passa de forma tal que ninguém percebe que contar a história do boi-de-mamão e explicar o que é o Advento não pertence à erudição, mas à cultura geral.

Tuesday, January 20, 2015

Gênio

Pior que a arrogância de um gênio, é o não reconhecer o nascimento deste. Pior ainda é mitificar este nome, subvertendo o valor de um sujeito puramente ator, que assim o é, pois, sujeito à Criação. Tapar mecanismos de compreensão do criado é a melhor forma de boicotar a criatura que com a natureza a si mesma cria, em apaixonada intenção, um puro "ens especificum", irrepetível.

Clássico

No Brasil o clássico é experimentado como ausência, na Europa como saturação e cansaço.

Sunday, January 18, 2015

1928

O brasileiro é a mais peculiar afronta a todo nazista, a mais indefinível e confusa. Semi-nú, ele joga fácil dos dois lados ; é o sangue misturado por excelência; sua nudez, porém, nunca é em total descoberta.De nascença não sabe a que time pertençe; diferente ao cigano, não pode nem afirmar as formas inconscientemente insólitas de seu migrantismo. O brasileiro é, pois, estrangeiro já de cada brasileiro.

Imaginas uma visita de Macunaíma em 1928 à Hitler?

Sua criatividade teria quebrado o contínuo de qualquer mecanismo de defesa.

Geschichte / Universität

Bei manchen Universitäten sollte "Geschichte der Philosophie" eher "Philosophische Erzählungen" heissen.

Monday, January 12, 2015

TERROR/ HERMENÊUTICA

Agora me diz, o que esses terroristas - e junto as vitmas caricaturistas do 7.01 em Paris - aprenderam na escola em que prestavam provas? (...) Eu aprendi na escola como que se coloca camisinha numa banana, mas não sobre a interpretação de um texto religioso, ou de um discurso político, ou de uma propaganda científica. Eles não foram preparados para o preconceito, para a relação com o falso, para o problema da perspectiva.Os diretores de centros de educação no mundo todo colocam tudo em risco caso não forem não somente ao menos pedagogos, mas ainda parcialmente filósofos e mesmo teólogos.
Haverá logo um choque pior: entre china e ocidente. Pois eles estao misturados apenas como óleo e agua. Ambos nao são conscientes de diferenças estruturais em que podem submergir.

Sunday, January 11, 2015

Morrer/ Criar




 A glória de morrer está na obra que se deixa para trás. 
Mas para deixar tal obra para trás é preciso antes morrer.


Thursday, January 8, 2015

Ästhetik ( Normative)

Eine wertschätzende normative Ästhetik gilt zum größen Teil als Ethik, und sollte in der Ethik das " Problematische" der Ästhetik in Frage stellen. Aber da verliet das Ästhetische seine für sich als eine absolut gewünschten Autonomie.

Tuesday, January 6, 2015

Criativity ( Limit)

It is quite impossible to buy something
with criativity but it is always possible , and sometimes
necessary , to be creative if one cannot buy it.

Education

Education with stress oder violence is the same, only with different degree.

instant

"What else is interessant ?! I don't perceive anything, only a very secure desire about a thing i believe it is me"

Sunday, January 4, 2015

MESTRE

O mestre sacrifica um filho,
Casa com o espírito
E pari um discípulo.

Der Meister öpfert den Sohn,
Heiratet den Geist
Und zeugt einen Schüler

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...