Sunday, August 13, 2017

O pensar fragmenta a realidade?

O pensar fragmenta a realidade.

Uma frase poderosa que encontro numa palestra de que, dizendo a verdade, desconfiei. Hegel teria um belo comentário para a expressão.

A conclusão teosófica: não dê atenção aos pensamentos.

A conclusão hegeliana: os pensamentos são fragmentos da realidade, mas o ato de pensar encontra seu sentido em remontá-la num conceito que supera estes pensamentos, mas que ainda os contém de certa forma.

Esse ato de pensar é absoluto,ele assemelha-se ao ato mental teosófico de elevar-se para além dos pensamentos, pois na verdade ambos primam pela elevação da consciência para além da representação mental ( Vorstellung). Em suma, ambos contrariam a idéia de sobrevalorizar representações: Hegel o faz em vistas de captar o que é realmente conceitual, mas enquanto "fragmento do Absoluto"; a Teosofia, por seu turno parece elidir o conceito, mas conserva, no entanto, a idéia da sentelha do Absoluto, atribuindo-a porém até aos animais.


https://www.youtube.com/watch?v=4b6KZA7jKC8

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...