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Thursday, September 22, 2016
Música Negativa
O que mais incomoda na chamada "nova música" não é simplesmente os materiais de que dispõe - que de fato renovam a experiência do ouvir, e nisto a do significado - mas sim essa coisa de partirem do negativo ao neativo, alcançando nele seu ponto culminante e a ele voltando quase que invariavelmente em toda peça. É então lógico de se pensar, se em alguma hipótese haveria um conteúdo positivo a ser expresso por tais materiais!Haveria um material novo, capaz de expressar conteúdos positivos, tão quanto os exemplificados pela música pré-modernista?
Wednesday, September 21, 2016
Friday, September 16, 2016
Premissa Futura
Existe uma forma de argumentação que é extramamente perigosa e sensibilizante, pois ela é baseada no postulamento de um inverificável. Nela tomam parte p.ex. o axioma da conspiração e argumentos morais/éticos para dirigir a ação quanto a um possível perigo. Obviamente são formas argumentativas. suspeitas, que sobretudo relacionam o imperativo dado pelo detentor do discurso e o receptor, unido-os muito mais pelo delírio contagiante do medo e muito menos pelos complexos de-talhamentos da razão. Trata-se de uma forma angustiada de relação com o Desconhecido, que antepõe-se ao acontecimento do próprio, extinguindo na própria antecipação a possibilidade deste ser deixado ser, isto é, sob uma ação baseada num discernimento entre verificável e inverificável, entre o que está escrito no céu e o que escrevemos na terra.
Reconhecimento
Perigamos ao sem-volta cultural.
Em breve não teremos nem os que reconhecem nem os que seriam reconhecidos; nem os que apreciam, nem os apreciados.
Se já é difícil a mera justiça aritmética das moedas, por que seria mais fácil dominar a justiça dos valores inumeráveis?
Em breve não teremos nem os que reconhecem nem os que seriam reconhecidos; nem os que apreciam, nem os apreciados.
Se já é difícil a mera justiça aritmética das moedas, por que seria mais fácil dominar a justiça dos valores inumeráveis?
Thursday, September 15, 2016
Música Antiga
A chamada "música antiga" parece correr risco de morrer no caricaturismo. Alguns parecem preocupar-se em formar programas que não fazem mais que afirmar os interesses mais sintomáticos de nossa época. Um deles é fazer dela um museu circense do grotesco e interessante, do aspecto mais cafona do passado; outro exagera o contrário deste: busca no passado um vanguardismo, na verdade inexistente. Como alguém que tem seu rosto deformado por um símile sobredimensionado de sua boca e seu nariz, assim corremos perigo de, submetidos à forças extrínsecas ao cultivo estético, perder de vez a dimensão platônica e sobretemporal da música que culminou em Bach, Haydn e Mozart.
Música Antiga
A chamada "música antiga" parece correr risco de morrer no caricaturismo. Alguns parecem preocupar-se em formar programas que não fazem mais que afirmar os interesses mais sintomáticos de nossa época. Um deles é fazer dela um museu circense do grotesco e interessante, do aspecto mais cafona do passado; outro exagera o contrário deste: busca no passado um vanguardismo, na verdade inexistente. Como alguém que tem seu rosto deformado por um símile sobredimensionado de sua boca e seu nariz, assim corremos perigo de, submetidos à forças extrínsecas ao cultivo estético, perder de vez a dimensão platônica e sobretemporal da música que culminou em Bach, Haydn e Mozart.
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