Exibicionismo é uma nova "chave hermenêutica" do compartilhamento pessoal online, um jogo recíproco de divertimento conversível entre o espectador e o contemplado. É de fato um dos jogos preferidos no facebook.- Muito mais que o comentarismo, o sociologismo frustrado, o pseudofilosofismo preguiçoso, e a bajulaçao crônica sobre as mulheres gostosas ( para ativar a sensatez, cumpre supormos que facebook surge como um site de encontros sexuais) - O que sempre se insinuou nas relacões cotidianas, ergue e ganha aqui uma técnologia para si.
O Usuário-Ideal pensa consigo: " Sim, nao o exibicionismo das entrelinhas eu quero mais: mas o insólito, o que esgota o exibido. Seria possível escanear a pessoa e todo seu pessoal de uma vez? Ah, isso eu queria..."
Platao nao conheceu a minha hipótese do Usuário-Ideal ; caso a conhecesse, teria escrito um apendix à sua teoria da cidadania: " O Segundo Estado, O Estado Mundial"
Meu desafio no facebook - nao só meu - é tentar exibir algo, um conteúdo, seja ele sério ou cômico. O que há de interessante no mundo sao os conteúdos se entrelacando, se roçando uns nos outros, ora em conflito ora como uma corda trançada pelo alpinista, ou pelo marinheiro. No jogo de futebol da mútua troca de impressoes alguém atravessa batendo no gramado uma bola de basquete... É uma adepto do Comentarismo, do Filosofismo Radical? Mas eis que este vira-se novamente para o gol, quando percebe sua inevitável impressao aos olhos do que que tudo as regras do jogo principal reduzem. A tentativa vacila; nao devido ao usuário, mas à impertinência de certos comportamentos determinados pelo conteúdo.
No comments:
Post a Comment