O ecletismo supõe o problema intercultural, agregando a ele o da objetividade do gosto. O problema intercultural é fundamentalmente o da ordem e da segurança, primeiramente. O problema do gosto já é muito complicado dentre um domínio estético mais ou menos fechado ( suponhamos: o Punkrock, a Música Antiga); tomada uma variedade maior de perspectivas que a essas se somam, ele fica mais complicado ainda, mas por outro lado, formulado com mais verdade. Partindo do ecletismo radical é que se pensa o ecletismo fora de sua hipocrisia ; ou seja, partindo já do problema de sua possibilidade. Pois na maioria das vezes, o termo " ecletismo" moderado só seria desculpa para o gosto primitivo atrofiado.
O gosto ( faculdade de escolher, distinguir, e ter prazer no escolhido) é de ínicio atrofia e indiferença; depois clausura num recipiente cultural; pouco a pouco caos erudito; e se sobreviver, ecletismo integrado. A condição para este último, porém, é não pertencer a recipientes culturais, mas somente às obras-de-arte exceção de cada qual. Ou seja, uma dispersão perigosamente desafiadora à forca centrífuga da identidade; mas ao mesmo tempo cura para um arquipélago de abismos culturais.
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