O ecletismo supõe o problema intercultural, agregando a ele o da objetividade do gosto. O problema intercultural é fundamentalmente o da ordem e da segurança, primeiramente. O problema do gosto já é muito complicado dentre um domínio estético mais ou menos fechado ( suponhamos: o Punkrock, a Música Antiga); tomada uma variedade maior de perspectivas que a essas se somam, ele fica mais complicado ainda, mas por outro lado, formulado com mais verdade. Partindo do ecletismo radical é que se pensa o ecletismo fora de sua hipocrisia ; ou seja, partindo já do problema de sua possibilidade. Pois na maioria das vezes, o termo " ecletismo" moderado só seria desculpa para o gosto primitivo atrofiado.
O gosto ( faculdade de escolher, distinguir, e ter prazer no escolhido) é de ínicio atrofia e indiferença; depois clausura num recipiente cultural; pouco a pouco caos erudito; e se sobreviver, ecletismo integrado. A condição para este último, porém, é não pertencer a recipientes culturais, mas somente às obras-de-arte exceção de cada qual. Ou seja, uma dispersão perigosamente desafiadora à forca centrífuga da identidade; mas ao mesmo tempo cura para um arquipélago de abismos culturais.
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Friday, December 25, 2015
Wednesday, December 23, 2015
Operation Mindcrime
Tristes os que não dispõem de um refrão para cantar, interessados na marca das cuecas de Adorno, ou em fabricar um novo som em laboratório: só aí criando alguma coisa (...)
Pobres os que chegam ao refrão rápido demais.
Mais pobres ainda nós, que não descobrimos que na primeira faixa de " Operation Mindcrime" , do Queensrÿche, isto fora superado. De modo interessante se observa primeiraclassemente conectados: recitativo, prelúdio, canto.
Um grito ainda ausente aos universitários, e que talvez já faltara à grande manifestação de 68...
Pobres os que chegam ao refrão rápido demais.
Mais pobres ainda nós, que não descobrimos que na primeira faixa de " Operation Mindcrime" , do Queensrÿche, isto fora superado. De modo interessante se observa primeiraclassemente conectados: recitativo, prelúdio, canto.
Um grito ainda ausente aos universitários, e que talvez já faltara à grande manifestação de 68...
Tuesday, December 22, 2015
Sunday, December 20, 2015
Politeísmo Psiquiátrico
O movimento psiquiátrico parece inventar hoje tantos diagnósticos quanto o antigo senado romano inventava deuses para os mais vaidosos detalhes.
Thursday, December 10, 2015
Friday, November 13, 2015
Partida
Xadrez é filosofia.
Peça é conceito.
Jogada é juízo.
Sobre o que os reis perdem ou vencem,
resta pra trás ali mesmo:
importa é o que, vivo,
a dois vai consigo.
Peça é conceito.
Jogada é juízo.
Sobre o que os reis perdem ou vencem,
resta pra trás ali mesmo:
importa é o que, vivo,
a dois vai consigo.
Thursday, November 12, 2015
O Carvalho de Olavo
A ausência de uma crítica séria e a multidão de xingamentos ao Olavo - veja-se p.ex. o blog de Bertone de Souza - mostra de fato a esterilidade nacional matéria de arte dialética, ao que, por mais improvável que fosse, e a despeito de todos possíveis deslizes dele, se daria razão, ao menos quanto suas prioridades de crítica. Não parece fácil discernir seus posicionamentos em filosofia e em sociologia ou teologia um dos outros. De qualquer modo, de fato ninguém está interessado no seus pontos indiscutivelmente mais interessantes: o valor pedagógico da filosofia e a Teoria dos Quatro Discursos. No mais, seu preconceito não é explicitamente menor que o de Schopenhauer, seu pessimismo crítico não mais sintomático que o de Adorno, sua radicalidade em nada tão oposta a dos clássicos gregos. A opnião de Kierkegaard sobre a arte, e a de Hegel sobre seu próprio saber podem ser consideradas asneiras conforme as suspendemos fora de sua função retórica local , algo do chamado plano da imanência deleuziano. É preciso, pelo contrário, considerar a tarefa de construir uma elite extra-universitária independente - quanto a qual não se confuda com um anti-universitarismo ad absolutum - e trabalhar oposiçães consistentes, p.ex. com Deleuze, o qual seria "contra" tal superestima da arte do discurso ( veja-se "Que é Filosofia?").
É em primeira linha indiferente aos filósofos que ele seja idiota ou polemista: importa é identificar seus conceitos e medí-los à luz de filosofias recentes. Pois o filósofo pode ser hipócrita em relação a uma filosofia que lhe supera. A posição conservadora no Brasil, para qual ele busca ser o representante intelectual, é em geral especialmente importante para o Brasil, e neste país toma uma matiz que difere completamente da direita austríaca , por exemplo. Se ele não oferece o melhor argumento para o tradicionalismo, é precisar haver alguém de peito que o mostre, sem perder-se xingando sua cosmologia, sua astrologia, sua ética e tudo o mais medindo apenas seu programa de rádio.
De forma geral, o fato de tanta gente lhe dar atenção com tanto xingamento e baixaria mostra mais o sintoma da classe semi-analfabeta brasileira. Frente a uma massa deste tipo é razoável que Olavo use da autoridade intelecutal de forma mais violenta, afetiva, ou mesmo falsa. É razoável que ele acabe querendo opnar sobre tudo, embora seja errado entendermos isso como o seu compromisso filosófico.
A filosofia não surpreende com sua radicalidade, e cada pensador ganha seu espaço por motivos que só dependendo da forma da exposição podem ser engolidos. De qualquer forma, assim é que ela busca responder à radicalidade resistente do mundo.
Importa-nos quanto ao Olavo, independente de qualquer asneira, comparável à crítica de Schopenhauer aos homens barbudos, atermos-nos apenas ao seu "carvalho"; isto é, sobretudo àquilo quanto ao que ele tem razão: que de fato o Brasil é o país que cultiva e desenvolve cada vez mais a arte do homicídio e do ataque; e desta vez: a do homicídio intelectual verbal.
É em primeira linha indiferente aos filósofos que ele seja idiota ou polemista: importa é identificar seus conceitos e medí-los à luz de filosofias recentes. Pois o filósofo pode ser hipócrita em relação a uma filosofia que lhe supera. A posição conservadora no Brasil, para qual ele busca ser o representante intelectual, é em geral especialmente importante para o Brasil, e neste país toma uma matiz que difere completamente da direita austríaca , por exemplo. Se ele não oferece o melhor argumento para o tradicionalismo, é precisar haver alguém de peito que o mostre, sem perder-se xingando sua cosmologia, sua astrologia, sua ética e tudo o mais medindo apenas seu programa de rádio.
De forma geral, o fato de tanta gente lhe dar atenção com tanto xingamento e baixaria mostra mais o sintoma da classe semi-analfabeta brasileira. Frente a uma massa deste tipo é razoável que Olavo use da autoridade intelecutal de forma mais violenta, afetiva, ou mesmo falsa. É razoável que ele acabe querendo opnar sobre tudo, embora seja errado entendermos isso como o seu compromisso filosófico.
A filosofia não surpreende com sua radicalidade, e cada pensador ganha seu espaço por motivos que só dependendo da forma da exposição podem ser engolidos. De qualquer forma, assim é que ela busca responder à radicalidade resistente do mundo.
Importa-nos quanto ao Olavo, independente de qualquer asneira, comparável à crítica de Schopenhauer aos homens barbudos, atermos-nos apenas ao seu "carvalho"; isto é, sobretudo àquilo quanto ao que ele tem razão: que de fato o Brasil é o país que cultiva e desenvolve cada vez mais a arte do homicídio e do ataque; e desta vez: a do homicídio intelectual verbal.
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