Sunday, November 1, 2015

6 Teses-Martelo


1. O juízo é a pretensão de sair, eventualmente se descomprometer, do domínio da retórica do sentido.

2. O argumento é uma consistência retórica, a pretensão de se compromissar com uma lógica do sentido, a constituindo na pretensão do compromisso.

3. O conceito, ou a palavra, é isto pelo que, ora palavra ingenuamente com função de conceito, ora conceito ingenuamente tomado apenas como palavra, oscila vagabundamente entre a região lógica e a região retórica do sentido.

4. A analogia é isto pelo que as regiões se relacionam, mas ainda e sobretudo, isto pelo que as palavras-conceito vagantes confundem o sentido dos conceitos-palavras.

5. Trata-se é sobretudo de problema e conflito entre oposições, de forças naturais e de representações humanas, bem como de representações de um ser de forças ou ainda - mais interessante - forças de um ser de representações.  

6. Estas oposições são analógicas, dialéticas, paradoxais; entre as quais a dialética e a analógica são  relações não-singulares e co-existíveis; e a paradoxal, o conflito da relação e da identidade, singular, pois, sem porém ser una - apenas no nome.

No comments:

Post a Comment

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...