Saturday, February 7, 2015

VAMOS PENSAR UM POUCO?


Quando um médico forma-se, perguntam-no onde ele está atuando, em qual consultório, e às vezes visitam-no como pacientes mesmo. Semelhante acontece com o advogado. Porém, forma-se um filósofo, torna-se doutor, ou toma mesmo a cadeira universitária de um outro, ensinando inclusive a muitos médicos e advogados - não poucas vezes os de cargo-chefe numa organização - não lhe é pedido sequer duas páginas do que ele escreve para se ler. O que ele afirma, é indiferente. Mil pessoas o "curtiram" no facebook; uma leu o resumo de seu principal artigo... Não é gozado? Vale a pena decidir-se quanto a isso. O não-filósofo deve responsabilizar o filósofo, isto é, dar-lhe também em antecipação o mérito daquilo em que o filósofo deve um mérito.

3 comments:

  1. não entendi as frases no final do texto, depois da pergunta "não é gozado". alguma outra forma de dizer?

    ReplyDelete
  2. Caro Jean, obrigado pela pergunta. Trata-se da parte principal, onde entra o aforisma propriamente dito. O texto é uma crônica, e nesta parte entra o aforisma ( a afirmação-conceito, digamos). Eu respondo-o num próximo post mesmo. Abraços!

    ReplyDelete

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...