Tuesday, February 9, 2016

Amizade / Papo-furado

  Sob o ponto de vista intelectual, a amizade, no sentido mais popular, não passa de cultivos espontâneos do papo-furado e da conversa fiada, e se há alguma verdade  ( apenas casualmente possível) nestes, está no interesse comum dos amigos e nos valores que os rodeiam sem eles mesmos saberem de fato.

  Sob o ponto de vista menos popular,  a amizade, no seu aspecto mais imaterial, e assim intelectual, é algo desesperadamente trabalhoso, e que requer uma união basada na união  consigo própria de cada uma das partes nela, a todo preço da verdade de cada parte, e só assim.

  Uma o tempo pode desfazer rápido, depois de prender os amigos no hábito da amizade; a outra ele constrói necessariamente devagar, depois de mostrá-los que algo está acima dos hábitos ou da mera memória,  e só aí, não em cada um, ou num para o outro simplesmente, mas sim na relação com um terceiro, aí residindo a confiança, e um sentimento tão expressivo como inevitável, sem formalidade , de amor.

  A imaterialidade do amor,  a materialidade da amizade; a materialidade do amor e a imaterialidade da amizade,  são ambas proporções inversas.

No comments:

Post a Comment

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...