Sob o ponto de vista intelectual, a amizade, no sentido mais popular, não passa de cultivos espontâneos do papo-furado e da conversa fiada, e se há alguma verdade ( apenas casualmente possível) nestes, está no interesse comum dos amigos e nos valores que os rodeiam sem eles mesmos saberem de fato.
Sob o ponto de vista menos popular, a amizade, no seu aspecto mais imaterial, e assim intelectual, é algo desesperadamente trabalhoso, e que requer uma união basada na união consigo própria de cada uma das partes nela, a todo preço da verdade de cada parte, e só assim.
Uma o tempo pode desfazer rápido, depois de prender os amigos no hábito da amizade; a outra ele constrói necessariamente devagar, depois de mostrá-los que algo está acima dos hábitos ou da mera memória, e só aí, não em cada um, ou num para o outro simplesmente, mas sim na relação com um terceiro, aí residindo a confiança, e um sentimento tão expressivo como inevitável, sem formalidade , de amor.
A imaterialidade do amor, a materialidade da amizade; a materialidade do amor e a imaterialidade da amizade, são ambas proporções inversas.
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