Thursday, February 25, 2016

Autoridade Gramatical: Tradutor Oficial

Conforme recomendado urgentemente por Edmund Husserl 

procuro pelas "Meditationes" de Descartes, e acho-as numa versão nossa da Abril, de 1975, onde começo a leitura de um verso assim:

"Das coisas que se podem colocar em dúvida" (...)

Adoro as coisas que se podem dizer!

 Logo depois, prosseguindo pacientemente, encontro na mesma folha:

 " me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opniões a que até então dera crédito"

Percebes? É difícil livrar-se de erros infelizes...

Só não foi pior a sintaxe vesga de Descartes: colocou Deus - o carro - depois dos homens-  os bois-  ca-val-gan-do
 a-van-te or-gu-lho-sa-men-te.

Coisas que, depois de elas próprias meditarem,  de fato se podem pensar, mas não podem jamais serem!

Existe um ostracismo horrendo contra a sintaxe; enquanto isso outros resumem o ar de saber ao âmbito da ortographia, como se fossem os que sabem...  Quando te arregalas adiante, vês que - apesar da implicação arbitrária com estilo, traços, vírgulas - entre as rimas, não entendem mais que rimas;

[criticam porém chefemente qualquer conservador (e mesmo o como nosso tradutor acima):

"conhecêcemos"

Cognesco eu ...

No comments:

Post a Comment

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...