Saturday, February 13, 2016

Sintomatologia Global

Parece que o caráter mais próprio das teorias mais maduras da conspiração é sua indecidibilidade. De algum modo elas empurrariam a explicação ao fato inverificável, e seriam assim também infalsificáveis. Isto é, seu estatuto epistemológico parece o mesmo da teoria, supostamente fantasma, a qual pretendem derrubar com o princípio do "desmascamento". Ambas, porém, o estado de coisas posto e defendido sob os formatos da " conspiração",  e a teoria que o "desmascara" ao conferir a unidade desses formatos uma intenção ( plano de ação) extendem* a plausibilidade de seus discursos ao limite, cada uma com suas formas retóricas, ora mais ora menos legítimas.  Não obstante, por motivo de sentimentos de partido, e tomada de posição política ( e dificilmente uma tomada de posição política da pessoa não é ideológica, pois nem todos podem ser esclarecidos) alguma parte no coração mais justo, ou nos instintos mais vis, leva tais plausibilidades para fora de seus limites epistemológicos, tornando-se poderosos mitos a combaterem entre si.

 Há de fato acontecimentos isolados ou grupos deles que seriam "conspiratórios",  mas eles parecem sobretudo ser fruto de uma ignorância geral do homem, e não simplesmente de um plano e teoria consciente de ação.  Há  certa unidade nos desejos mais egoistas, mas trata-se nela de uma unidade da essencialidade da coisa mesma; a unidade da deliberacão existiria só ab extrinseco, ou seja, por aquela. Por outro lado, existindo a doença de uma conspiração ( o que inclui os sintomas inconscientes dela), curá-la poderia levar a outra doença, caso o caráter disso que se combate , ou que se cura, seja a ameaça de um sentimento de realidade. A tendência totalizante do objeto pluralmente complexo, a tendência de o totalizarmos na "unidade da consciência",  e a totalização teórica a que o sujeito mesmo, como ser  individualmente simples,  deve ser submetido a partir de si mesmo  é, contudo, indubitavelmente, e independente da verdade dos fatos,   uma provação terrível da capacidade de rever o que subjaz interiormente ao sujeito sem ser ele mesmo, e ainda, somado a isso , de rever o  que o engloba por fora, sem perder uma identidade fundamental de si mesmo em meio a esse aparente choque de indecidíveis.

Houvesse tal identidade, ela poderia porém, frente a tal estado de coisa, e a partir dela, desmascarar, rejeitar, ou  reestruturar uma personalidade inteira.





* de extendere ....

No comments:

Post a Comment

Devemos ser gratos pelo Ser estar sendo e funcionando a todo momento, sem te cobrar nada em troca.Sentir isto é uma forma de afinar e vibra...